Desde os tempos mais remotos, os seres humanos têm recorrido aos banhos em suas diferentes formas como meio de tratamento natural de várias doenças.
Em seus escritos, Hipócrates já fazia menção dos banhos de ervas para problemas mentais, reumáticos e também visando o rejuvenescimento. Os antigos hebreus já usavam as abluções, que não deixavam de ser banhos sagrados.
Moisés, o grande legislador hebreu, impôs o uso do banho aos seus seguidores. O batismo nas águas ministrado por São João Batista, no Rio Jordão, era um banho sagrado. O batismo nas águas é o primeiro banho purificador do ser humano nos dias de hoje, pois as crianças são batizadas ainda pequenas.
Na Roma antiga, cujas ruínas fazem testemunhar o legado deixado pelos povos antigos, existem estações termais, construídas com a finalidade terapêutica. Da mesma forma, os índios da América Central e do Norte, também usavam os banhos curativos como terapêutica natural e os resultados foram guardados em desenhos impressos nas paredes de pedras astecas. Em todas as cerimônias, desde o batismo até os banhos de purificação, a água, por conter microcristais e sais minerais, torna-se capaz de causar alteração na eletricidade do corpo e na nutrição da pele. Mesmo após uma chuveirada rápida, podemos perceber o poder relaxante e estimulante que um banho proporciona.
As ervas, com suas propriedades curativas, trazem para todo ser humano um excelente benefício. Toda erva possui seus mistérios ativos que, dependendo de sua atuação, estará atuando em determinado sentido da vida do ser. Seja em forma de banho, de chás. Elas podem ser usadas de forma isolada ou combinadas com outras, Podendo trazer alívio de males físicos ou espirituais. As ervas são indispensáveis na ritualística umbandista. O banho de erva serve para que possamos limpar nosso campo áurico, aliviando o mal-estar físico, sensações negativas de ordem espiritual e cansaço. Os banhos ao entrarem em contato com nosso campo áurico limpam os miasmas e energias contrárias que ali estão presentes.
Todos nós temos, além do nosso corpo físico, um campo energético que nos envolve. As emoções negativas, os pensamentos negativos que nós temos e os que outras pessoas têm em relação a nós, a inveja, o mau olhado, a tristeza e o desânimo têm uma frequência energética baixa, representam energias negativas que se vão "colando" ao nosso campo energético e nos deixam carregados, desanimados, sem força nem energia para viver.
Por essa razão, é muito importante restabelecer, com regularidade, a nossa energia, voltando a elevá-la, descarregando tudo aquilo que nos "pesa" e nos faz sentir em baixo.
Uma das formas mais simples e eficazes de se libertar da energia negativa é tomar um "banho de descarga", composto por sal grosso e ervas especiais que, pelas suas propriedades, neutralizam a energia negativa.
Quando preparamos um banho com as ervas do orixá, óleos especiais e sais, as propriedades terapêuticas são e absorvidas pela pele, causando um profundo bem estar e descanso. Em nosso Yle você recebe o banho das 7 ervas, banho de limpeza, banho para afastar obsessões, banho de abre caminho, banho de purificação, banho para acalmar e dormir melhor. Tire a sua consulta e receba o banho de acordo com a sua necessidade.